sábado, 12 de outubro de 2013

E o dia é das crianças?

É..mais uma vez escrevo o texto sem poder utilizar vírgulas por conta do teclado quebrado. Porém não poderia deixar de escrever hoje. Dia das crianças que como bem aponta Sakamoto em seu blog que é um dia comercial menos importante que alguns outros como natal..mães..namorados. Porém não deixa de ser mais uma data comercial. Aproveito a data para refletir um pouco sobre as crianças. Sakamoto como sempre conseguiu tocar no assunto de forma magistral - http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/10/12/neste-12-de-outubro-parabens-a-todas-as-criancas-que-trabalham/..trazendo a reflexão para o trabalho infantil. Minha irmã não menos genialmente fez outra reflexão provocadora e angustiante..compartilho aqui com vocês -
 "Feliz dia das Crianças. 

Àquelas que não conseguem, nem num dia específico e comercial, receber o carinho e a presença necessária. Aos que recebem, dubiamente, altas doações de programas à distância (afinal, tudo hoje é à distância, não?) e quando chegam perto pedindo atenção, lanches e um olho no olho mais sereno, são rejeitadas e mandadas para seu lugar de origem - o nada. Aos invisíveis, aos que choram, que sofrem, que não existem. Aos que as boas ações não afetam, só o desprezo e o segurar forte de bolsas e bens materiais. Aos que dormem na rua, que comem vento e bebem resto de esperança." 

Incrível as estatísticas do trabalho e exploração infantil aqui no Brasil e no mundo. Incrível parar para pensar nas crianças esquecidas e invisíveis do dia a dia. Incrível pensar que muitas morrem de fome e sede em vários lugares do mundo. É revoltante sentir-se impotente diante de tais situações e sentir como não estamos melhorando essas situações. O pior a situação está piorando. Quantas crianças perdem sua infância produzindo o presente que você compra para a sua? Quantas não têm a oportunidade de "receber o carinho" ao menos nesse dia? Quantas crianças não tem a oportunidade de ser crianças? Se é imoral pensar em como as pessoas não se respeitam e não se amam..quando pensamos nas questões com as crianças é mais revoltante ainda. Triste. Espero conseguir melhorar e evoluir pra contestar tais situações de forma cada vez mais prática. Torço por um mundo livre dessas mazelas onde nossas crianças..sim nossas porque elas são nossa responsabilidade..não contestar e lutar é ter responsabilidade sobre isso. Que possamos melhorar..torço por um mundo em que as crianças tenham o amor que precisam..que elas tenham a oportunidade de serem crianças. Agradeço aos autores citados que me fazem me sentir pior..mas que me ajudam a mudar. E que utilizemos o dia pra dar as crianças que realmente precisam o carinho que elas não têm. Esse sim é o presente que temos que dar. Torço por um mundo melhor. 
Feliz dia das crianças!

3 comentários:

  1. "...Agradeço aos autores citados que me fazem me sentir pior..mas que me ajudam a mudar..." Só isso importa :/

    ResponderExcluir
  2. Eexemplo.
    Eu gosto dos questionamentos porque nos mostram e provam que ñ estamos satisfeitos.Que tal se lançassemos uma campanha :vai gastar 200 00 reais com seus filhos divida e gaste100 00 doando os outros 100 00 para crianças em qualquer outra situação nos sinais de transito por exemplo. È complicado!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. O sentimento de indignação é foda! O que fazer no momento?

    ResponderExcluir